Escolha uma Página

PALMIRO

Palmiro Romani é um artista plástico e autor piracicabano. Pintura, escultura, design gráfico, vídeos, livros… você encontra tudo aqui no site.

Conheça a obra completa do artista Palmiro Romani em detalhes multimidia : quadros, frases, livros, videos.

Conheça nosso estúdio, lugar de encontro com o subjetivo, onde a magia acontece… a Galeria física do Espaço de Arte Palmiro Romani.

Palmiro Romani recebe o título de ‘Piracicabanus Praeclarus’
Palmiro Romani recebe o título de ‘Piracicabanus Praeclarus’

Cerimônia foi realizada no dia 17 de Maio na Câmara de Vereadores de Piracicaba Clipping: camarapiracicaba.sp.gov.br Com talento reconhecido no Brasil e no exterior, onde tem obra no acervo dos Museus Vaticanos, o artista plástico Palmiro Romani recebeu na noite desta...

Palmiro Romani X Madonna. Coincidência ou plágio?
Palmiro Romani X Madonna. Coincidência ou plágio?

Vejam só, a capa do álbum "REBELD HEART" da Madona é muito parecida com um trabalho que eu fiz em 2002! Este meu trabalho fez parte do XXXIV salão de arte contemporânea de Piracicaba, no ano 2002. Aproveitei essa minha figura para fazer a capa do livro que escrevi “...

2018
Livro “No Silêncio do Túmulo”
2016
Livro “O ínicio do fim do Começo”
2014
Carta papa francisco. Vaticano
2012
Prémio olho latino.
2010
Livro “Até nos Rins as Pedras são Silenciosas”
2008
Lançamento do livro “nós de nada”. Editora Palavra e Prece
2002
Representante brasileiro no X Festival Chileno Internacional de Curta Metragem.
O mais importante evento da America Latina. Título do filme: “Acerto de Contas”.
2000
II Bienal de artes contemporânea s. J. Ds da boa vista
2000
XV Salão de Arte de Ribeirão Preto nacional contemporânea
2000
Almeida Jr revisitado pinacoteca do estado de sp curadoria Emmanuel Araújo

1999
Projeto rumos visuais do itaú cultural
1998
Projeto palhetas Markovich
1998
I bienal de arte contemporânea de sj da boa vista
1998
I mostra contemporânea libré. Sesc sp
1996
X bienal de arte contemporânea francisco amparo
Participações em múseus
2016
Acervo vaticáno. Papa francisco
2000
Acervo pinacoteca do estado de sp
1998
Acervo sesc são paulo
1997
Acervo do circulo italiano san paolo
1996
Acervo museu estância turistica de s pedro

Testemunhos

Nasceu arteiro, precocemente foi direcionado pela mãe na arte da oratória, que com o dom que possuia e sua paciência inesgotável o levaram a conquista do premio talento mirim, declamando o poema pátria de Olavo Bilac, e a partir daí não parou mais. Do pai herdou a garra, determinação e exemplo de conduta. Tornou-se um marido perfeito e um pai exemplar. Sua intensa curiosidade o levou a buscas incansáveis e solitárias, a procura de caminhos para poder expressar uma fonte insgotável, que jorra internamente. Tenta se comunicar com o universo, como uma prece de gratidão…Pintando, tocando, escrevendo… Bastou a companhia de uma cachorra para por no papel todo o seu modo de ver o mundo…Seu caráter e sua fé… Com muita alegria coloca cor nos seus trabalhos que se transformam em devaneios aos olhos dos observadores, dos quais eu sou a mais coruja. Tenho muito orgulho de ser sua esposa e seu eterno e grande amor.

por Vera Romani

Palmiro Romani, artista nato, de grande criatividade e sensibilidade artística criou a ‘Escola Holística’ de pintura no mundo! Essa Escola desenvolve a tendência da natureza da pintura de usar a evolução, dela, pintura criativa, para formar um todo que é maior do que a soma das partes dando asas à imaginação! (Holismo, termo criado por Jan Christian Snuts, no livro ‘Holism and Evolution’, em 1926. Holos, do grego, inteiro, o todo).
Verifica-se da natureza desses seus quadros a abrangência de um todo, na pintura, nada escapando seja na criatividade imaginativa, seja na observação artística como, por exemplo, a luminosidade e as sombras!

Pedro Negri

Estimado amigo Palmiro,
eu já contei esse fato que vou relatar agora há tempos para você e outros companheiros nossos que se dedicam à arte.
Encontrei-me com o renomado artista Antonio Pacheco Ferraz na Casa de Molduras Joana, há mais ou menos vinte anos atrás, no dia seguinte em que você apresentou-se ao vivo em uma das televisões de Piracicaba, pintando um vaso de flores, de maneira bastante rápida. Como existia na mostra da Casa de Molduras um belo quadro seu exposto, quis saber do Mestre Pacheco o que ele achava da sua pintura, que vinha despertando muitas pessoas dedicadas à arte pictórica.
O Pachecão, com aquele olhar de sábio, conhecedor profundo da arte, esboçando sorriso, me disse: Esse moço está começando na Arte onde nós estamos terminando.
Fiquei feliz com isso e contei esse caso para você e muitos outros colegas.
Jairo Ribeiro de Mattos

O que dizer sobre Palmiro Romani?? Tantas coisas tenho a dizer sobre você, que fica até difícil começar…. Mas hoje é um dia de renascimento e ele me deu coragem para tentar descrever um pouquinho insignificante de todo o meu sentimento.
Palmiro Romani, meu super-homem, meu herói, meu protetor, meu orgulho, meu exemplo de ser-humano e sobretudo, meu PAI.
Que benção eu sinto de ter a oportunidade de eu e o Thiago sermos seus filhos.
Preciso me controlar, pois este espaço é para falar sobre Palmiro Romani, o ARTISTA.
Lembro-me desde pequenininha ficar te admirando a fazer rapidamente seus rabiscos em um encanto de cores que se harmonizavam perfeitamente em uma confusão magnifica.
Eu não conseguia entender muito bem toda aquela loucura, mas ao final percebia que todos aqueles trabalhos ficavam absolutamente divinos. E continuou assim, casa vez mais aperfeiçoamento e mais loucuras, mas um talento impressionante para deixar suas obras em uma harmonia perfeita, na qual impulsiona um prazer magnifico de admirá-las, sem precisar entender absolutamente nada, apenas sentir. Não há razão, mas pura emoção. Para mim, suas obras demonstram pureza, ingenuidade, sabedoria, perfeição no imperfeito, lição de vida, amor verdadeiro, em síntese: DEUS!!! Não canso de admirá-las. Temos em casa um quadro de cada fase, mas confesso que sempre acho as atuais, as melhores, impressionante sua capacidade de aperfeiçoar ainda mais o que já considero perfeito.
Pai, você é de PONTA! Tenho muito orgulho de ser sua filha e sou, de coração, uma das maiores admiradoras de sua ARTE! Há exatos 4 anos Deus permitiu que você continuasse vivo para ensinar ao mundo através de sua arte e debor sua marca aqui nesta terra. OBRIGADA! PARABÉNS GRANDE PAI, GIGANTE ARTISTA e ENORME SER-HUMANO. TE AMO!
Carolna Romani Brancarion

Gill Mattos

Palmiro Romanl meu pai, meu grande amigo, meu espelho e meu heról pai, finalmente a reauzação do seu grande sonho chegou e seu espaço ficou pronto para que todos possam admirar as suas maravilhosas criações que encantam a tod os nós. Parabéns por mais esse brilhante trabalho.
Você é um homem maravilho com um brilho divino que ilumina todos os lugares por onde chega ou passa por mais escuros que eles sejam. Agradeço a deus topos os dias por ter você iluminando meu caminho e me orientando, assim como um lindo farol no meio do oceano me guiando e sempre me mostrando o rumo certo. Muito obrigado meu pai por todo amor e carinho que nos tem dado. Te amo muito.
Thiago Romani

Certa vez meu pai me disse: “Nunca conheci ninguém como este homem”.
Papai nasceu há muito tempo, conheceu, conversou e relacionou-se com uma infinidade de pessoas, de diversas culturas e diferentes etnias, tanto no trabalho como na vida pessoal.
É a primeira vez que me deparo com uma descrição tão enloquente e honrosa a respeito de um homem, em que me descreveu minuciosamente o seu carácter de forma pura e digna, como um exemplo que todos deveriam seguir. Após certo tempo, ao conversar com outras pessoas, descobri mais detalhes de sua vida e fiquei impressionado como ele é reconhecido por todos na sua cidade natal (Piracicaba), pela dedicação, bondade, positivismo, amizade, entre outras virtudes que cansariam o texto.
É avô amoroso, pai de família e marido digno de sua mulher, também extraordinária. Com sua querida esposa, trilhou caminho de sucesso e perseverança, com muita dedicação. São proprietários de estabelecimento comercial na área têxtil, que faz muito sucesso. Como se não bastasse, ele decidiu seguir seu sonho e investiu no dom artístico, pintando telas de forma inovadora, com técnica de vanguarda, maravilhando a todos com sua arte. Depois, abriu a galeria de arte para guardar e exibir suas obras primas, propiciando as artes plásticas para público maior e diverso, sem fronteiras com ajuda da internet.
Hoje ele expõe na Pinacoteca de São Paulo e uma de suas obras chegou às mãos do Papa Francisco, inclusive consta que faz parte do acervo do Museu do Vaticano. Por fim, tive a felicidade de encontrar esse homem pessoalmente em visita à galeria. Todas as suspeitas foram confirmadas! Ele é alegre e receptivo, muito simples e sincero. Encantei-me com seus dotes artísticos. Logo nos familiarizamos, a ponto de fazermos novas descobertas, ele é músico também, grande Saxofonista, escritor e, principalmente, artista plástico.
Termino o texto com a grata satisfação e intuito de que todos venham a conhecer o eminente filho de Piracicaba chamado Palmiro Romani.
Pedro Henrique Kishi